Alegre Corrêa & Gerald Preinfalk

Corcovado - Alegre Corrêa&Gerald Preinfalk
00:00 / 00:00

Músicos de formação extremamente diferentes, o guitarrista brasileiro e o saxofonista austríaco mostram as afinidades musicais.Gêmeos. Talvez a astrologia possa ser a explicação mais simples para o encontro entre Alegre Corrêa e Geraldo Preinfalk, já que os dois músicos nasceram no dia 9 de junho, data regida pelo planeta Mercúrio, apresentado na mitologia como o deus com asas nos pés.

 

Talvez a explicação mais provável seja a de que eles sejam regidos por uma música sem fronteiras. Argumento que ganha peso quando se nota que ambos são dotados de um senso musical que busca compreender e associar-se a um grande leque de gêneros, bossas e influências.

 

Alegre Corrêa nasceu em Passo Fundo, no interior do Rio Grande do Sul. Gerald Preinfalk é natural de Zulissen, na região chamada de Alta Áustria, ao norte do país europeu. O brasileiro começou a carreira no início dos anos setenta, tocando em conjuntos de baile, festivais estudantis e casas noturnas. Na década seguinte, já se dedicava a um trabalho com temas próprios e inteiramente voltado à moderna música instrumental. O austríaco, por sua vez, começou a carreira aos nove anos de idade e dedicou-se aos estudos, na área de jazz e saxofone clássico, na Universidade de Música de Viena e depois no Berklee College of Music, em Boston.

 

Com 42 anos de carreira, tendo vivido em Viena por mais de duas décadas, Alegre Corrêa vem percorrendo os continentes mostrando seu trabalho como instrumentista e compositor,  ora como band leader, ora como integrante de diversos grupos e orquestras. Entre eles, o Vienna Art Orquestra e The Zawinul Syndicate, banda que acompanhava o grande tecladista austríaco Joe Zawinul e que arrematou, em 2009, o Grammy de melhor álbum de jazz contemporâneo com o disco póstumo 75th, gravado em Lugano, na Suiça.

 

Favorecidos pelas conjunções ‘astrais’, mas especialmente as musicais, tornou-se natural que ambos se encontrassem e que deste encontro surgisse o projeto em duo. No repertório, Alegre e Gerald desfilam músicas como Corcovado, Tema Novo, Erdberg, Cunhataí, Bachião todas compostas por Alegre Corrêa, exceto Maria, uma parceria de Alegre com Gerald Preinfalk.